quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Samba de Roda


"Samba é uma exibição das qualidades individuais de cada dançarina. Samba era uma dança dos cerimoniais dos ritos sexuais de Angola. Nos séculos XVIII e XIX e até o inicio do XX, não se fazia diferença entre sambadeira, prostituta ou vagabunda. Samba significa adoração, queixume, suplica, desejo. Ao ritmo de violões e pandeiros acompanhado por palmas, a sambadeira reboleia, sapateia e corta jaca miudinho."


Cultura popular brasileira, o samba é muito mais que uma dança, é tradição, é expressão, é aprendizado. Sambar é falar com o corpo, com o canto, é festejar, é protestar, é mostrar a sociedade as múltiplas formas de se comunicar, é quando o diálogo eloquente dispensa palavras e o ritmo ganha um universo lúdico, mágico e belo.

Eu danço porque o samba move minha alma, renova minhas energias, ferve meu sangue.

Eu sambo porque a música conta minha história, mostra meus desejos, faz meu coração palpitar.

Porém o que mais me faz sambar, é a ancestralidade que quero manter, são as tradições que quero que permaneçam vivas, que se perpetuem. O meu samba é raiz, é a mais pura cultura brasileira.

Um comentário: